Topázio: conheça os diferentes tipos e seus significados

Topázio: conheças as características da pedra preciosa!

O topázio possui características particulares, as quais tornam essa pedra preciosa um show à parte! Sua estrutura maciça juntamente com sua coloração esplêndida, deixa-o ainda mais belo e sofisticado. Desse modo, não há como negar a elegância dessa pedra, que conquista corações ao redor do mundo.

Se você possui alguma dúvida sobre o topázio, nós da Micheletti, iremos saná-las. Trazemos hoje um conteúdo completo, contendo suas características e detalhes em geral, que fazem dessa gema única e resplandecente. Confira:

O que é topázio?

Imagem em destaque de um topázio rosa

Uma das pedras preciosas mais tradicionais, o topázio, é um mineral prismático que pode ser encontrado em cores diferenciadas, como marrom, vermelho, transparente e, principalmente, azul. Foi encontrado pela primeira vez no Brasil no século XVII, mais especificadamente na região de Ouro Preto em Minas Gerais, sendo confundido com um diamante devido ao seu brilho potente.

A primeira espécie identificada dessa pedra foi o Topázio Bragança, o qual tinha aspecto reluzente e incolor quando lapidado, por isso a confusão com outro tipo de gema. Porém, como dito, existem várias possibilidades de colorações, as quais apontam tipos diversos desse mesmo minério.

Vale destacar que a variedade mais valiosa diz respeito ao Topázio-Imperial, que é produzido somente no estado em que a preciosidade foi encontrada, Minas Gerais. Sua tonalidade é rosa alaranjada, bem rara de ser encontrada e, por isso, o valor também é bastante singular.

Quais são os tipos de Topázios?

Não há um tipo específico dessa pedra preciosa além, claro, do Imperial. Geralmente, eles são diferenciados pela coloração, que pode variar bastante. Portanto, os tipos de topázio são designados pela tonalidade em que ele se encontra. Confira algumas possibilidades:

Azul

Imagem em destaque de pedras topázio na cor azul

Neste caso o topázio pode ser classificado como swiss, london ou sky, tudo irá depender de sua tonalidade.

  • Significado: proteção, união, otimismo, longevidade e boas energias.

Amarelo

Imagem em destaque de uma pedra topázio lapidada na cor amarela

Não há classificação direta, apenas é nomeado por sua cor. Desse modo, pode ser chamado de Topázio Amarelo.

  • Significado: vitalidade, saúde e prosperidade.

Rosa

Imagem em destaque de uma pedra topázio na cor rosa

Assim como o encontrado na coloração amarelada, não há uma denominação especial. Portanto, chama-se Topázio Rosa.

  • Significado: otimismo, limpeza e purificação.

Verde

Imagem em destaque de uma pedra de topázio lapidada na cor verde

Seguindo a linha dos últimos três, não é chamado por um nome em específico. Por conta disso, pode ser referenciado como Topázio Verde.

  • Significado: saúde, otimismo e purificação.

Quais são as características do Topázio?

Todas as pedras preciosas são identificadas por seus aspectos físicos, ou seja, a dureza, densidade e refração. Cada qual é classificada de modos distintos, podendo ser mais cara ou mais barata de acordo com esses fatores. Veja:

Dureza

A Escala de Mohs é capaz de quantificar a dureza dos minerais, isto é, sua resistência perante riscos, quedas e outros possíveis problemas que possam danificar a pedra. Seguindo esse índice, o Topázio é uma gema que apresenta “nota” 8, qualificando-se como um mineral extremamente sólido e firme.

Para ter uma ideia, o Diamante está na 1º posição entre as pedras mais duráveis, batendo o número 10 na Escala de Mohs. Portanto, o Topázio é sim um minério de altíssima firmeza, ficando atrás apenas do Rubi e da Safira – ambos tem dureza nível 9.

Densidade

Essa característica é, normalmente, nomeada de Densidade Relativa, no qual o peso da peça é comparado com o peso do mesmo volume de água. Dessa maneira, um material com 3 de Densidade Relativa possui 3 vezes mais que o mesmo volume de água.

Assim, o Topázio possui 3,40-3,60 de Densidade. Esse valor é muito utilizado para determinar se a pedra realmente é verdadeira, visto que essa classificação não sofre eminentes modificações por conta da alternância de peças, seguindo sempre uma linha tênue entre os aspectos gerais.

Refração

Assim como a Densidade Relativa, o índice de refração é extremamente utilizado para verificar se uma gema é ou não verdadeira. Além disso, a partir dessa medição é possível identificar a procedência da pedra preciosa, a qual varia de valor conforme suas características.

A gema em questão possui refração de 1,62 e 1,63. Resumidamente, a reflexão faz referência da velocidade da luz no vácuo e na pedra preciosa, a qual tende a ficar um pouco mais lenta, visto que a densidade da joia é maior do que a no vão.

Onde e como encontrar o Topázio?

O Topázio é uma peça que pode ser encontrada em diversas regiões. O Brasil é uma grande referência dessa pedra, uma vez que é riquíssimo desse minério, principalmente no estado de Minas Gerais. Além disso, é o país que mais importa essa peça, inclusive o Topázio Imperial, o qual é achado, atualmente, somente em terras brasileiras.

Entretanto, as colorações mais comuns podem ser encontradas também na Índia, Austrália, Alemanha, México, Nigéria e Estados Unidos da América. Consequentemente, os modos de extrair essa preciosidade variam de lugar para lugar, porém a maneira mais comum é por meio dos garimpos.

Essa gema torna-se ainda mais elegante quando incluída na fabricação de anéis, colares, pingentes e brincos. Essas joias são sofisticadas e possuem um brilho que reluz elegância e fluidez, por conta disso, são peças com valores altos, mas que podem ser feitos com pedras menores e ter seu custo reduzido.

O preço dos adornos podem variar conforme a coloração do item, como quais materiais os artefatos foram produzidos e qual o peso da pedra utilizada. A dica é escolher aquele que mais satisfaz seus desejos e encantos, pensando sempre no significado que essa peça tão formidável pode trazer à sua vida.

O que achou do nosso post? Compartilhe em suas redes sociais e deixe seus amigos por dentro das características do Topázio!

Nos vemos no próximo conteúdo!

14

Nenhum Comentário

Deixe um comentário.