Quanto vale um diamante? Preço, características e mais!

Quanto vale um diamante? Preço, características e mais!

Quanto vale um diamante? Confira o preço e curiosidades

O diamante é uma pedra formada na crosta terrestre, em média, a 150 quilômetros de profundidade. Hoje, nós vamos te contar quanto vale um esse cristal raro e quais são os fatores que influenciam em seu custo, visto que as gemas podem alternar seus valores conforme algumas características específicas.

Acompanhe o conteúdo completo que, nós da Micheletti, produzimos para que você possa se inteirar sobre o assunto e fique por dentro do universo desse brilhante deslumbrante.

O que é um diamante?

Imagem de diamantes em destaque

O diamante é um mineral, sendo conhecido por apresentar maior dureza entre todos os outros minérios, além de possuir um brilho incomparável, próprios para serem utilizados em anéis, pingentes e joias em geral. Por isso, é uma peça que detém altos valores, tanto pela parte financeira quanto a emocional. Além do mais, sua fórmula química faz referência ao estado triangular mais estável do carbono, garantindo estabilidade e durabilidade ao cristal.

O cuidado que é destinado à essa pedra desde o primeiro momento é espetacular, uma vez que, se tratada corretamente, seu valor pode alcançar preços expansivos. Quando lapidado por um profissional de qualidade, essa gema alcança índices altíssimos de refração,possuindo brilho intenso.

Portanto, encontrar um diamante por si só, não garante um determinado custo. É necessário muita precisão e delicadeza para tornar essa preciosidade fascinante aos olhos humanos. Quanto mais atenção, maior irá ser a potencialidade sedutora da peça.

Como os diamantes são formados?

Os diamantes são formados a partir da gigante pressão e temperatura em rochas denominadas como Peridotitos, Lherzolitos e Wehrlitos. Quando isso acontece, os vulcões entram em erupções, permitindo que uma estrutura, chamada de Kimberlito, seja formada por meio dessa atividade. Porém, a distância com que isso ocorre pode chegar a 150 km da superfície terrestre.

O Kimberlito, por sua vez, é uma organização rochosa onde os diamantes, em sua maioria, são encontrados. Por isso, são extremamente procurados por indivíduos que trabalham com extração de minério, ainda mais em locais que apresentam grande quantidade dessa rocha.

Todas elas são escavadas para que não se perca nenhuma oportunidade de achar esse cristal precioso. Então, cada um dos Kimbelitos são vistos e revistos várias e várias vezes, até que se tenha certeza que a chance de encontrar o mineral mais duro do mundo não foi perdida.

O que determina o valor de um diamante?

Imagem de um diamante em destaque

O valor do Diamante é determinado por meio de suas especificações e aspectos físicos, os quais se alteram de peça para peça. Sendo assim, como já dissemos anteriormente, não há um valor particular, mas sim preços médios que são formulados mediante a análise dos 4 C’s – cor (color), pureza (clarity), lapidação (cut) e quilates (carat weight). Somente após a observação dessas características que se tem um valor, de fato.

Cor ou “color”

A cor dessas pedras preciosas são vistas a partir do seu tom natural. Entretanto, algo é certo: os diamantes incolores são os mais raros do mundo, sendo também os mais caros. O mercado de joias realiza a verificação de coloração por meio de um conjunto de “pedras mestras”, assim, elas são alinhadas lado a lado para que a comparação seja feita.

Eles são classificados entre amarelo-claro, amarelo bem claro, amarelo fraco, quase incolor e incolor. Todavia, é preciso ter a iluminação correta para classificar esses cristais, para que não haja diferença entre tonalidades a partir da luz.

Pureza ou “clarity”

A claridade diz respeito às especificidades naturais da pedra preciosa, uma vez que sua raridade é mediada por esse aspecto. Seguindo o padrão, para checar a pureza de um diamante é necessário colocá-lo sob um zoom de dez vezes, o qual não pode ter nenhuma impureza interna ou externa.

Quanto mais “puro” for o cristal, mais elevado será o seu valor. A classificação entre peças é realizada da seguinte maneira: imperfeitas, pequenas imperfeições, imperfeições muito pequenas, imperfeições mínimas e puras.

Lapidação ou “cut”

A lapidação é o processo que irá indicar a beleza do diamante, logo, é dentro dessa etapa que a pedra vai tomar forma para ser vendida por milhares de dólares. Dentro do sistema, o “corte” é realizado de forma que determina simetria da peça e como as superfícies do brilhante comunicam-se com a luz.

Uma das técnicas mais conhecidas é o uso da lapidação brilhante, que através das suas 56 facetas, é possível garantir o brilho mais perfeito da pedra, no qual é possível observar o arco-íris saindo do seu interior, também denominado como fogo.

Caso a lapidação seja feita de forma negativa, o brilho do cristal será perdido, fazendo com que ele fique com tonalidades opacas e pouco chamativas.

Quilate ou “carat weight”

Os quilates de diamantes são vistos a partir do seu peso, ou seja, uma determinada peça pode parecer maior e ter um quilate menor. Isso acontece porque os formatos e as lapidações influenciam na balança de precisão, visto que formatos de coração, por exemplo, acabam por perder um pouco de peso, mas aparentam ser maiores.

Um quilate possui 0,20 gramas ou 100 pontos, dependendo de qual o lugar que é pesado. Alguns locais são adeptos a nomeação por pontos, sendo que 50 pontos, possui meio quilate e assim por diante.

Portanto, para determinar o valor dessa peça tão preciosa, é necessário realizar um rigoroso controle de qualidade para comprovar a raridade e qualidade do brilhante. Assim, quando for adquirir joias que possuam esse cristal, verifique sempre a sua procedência.

Agora, o valor emocional da peça é muito precioso, até mais que o próprio diamante. Portanto, que tal presentear sua amada com um anel de noivado sofisticado e elegante?

O que achou do nosso post? Compartilhe em suas redes sociais e continue acompanhando nossos conteúdos para não perder nada sobre o universo das pedras preciosas!

Até a próxima!

49

Nenhum Comentário

Deixe um comentário.