Posso me casar com aliança de ouro branco?

Posso me casar com aliança de ouro branco?

O casamento é, com certeza, um dos momentos mais importantes de nossas vidas. Com muito simbolismo e romantismo, essa linda tradição cria um laço entre o casal que poderá durar a vida inteira. Um dos símbolos mais importantes do casamento é a aliança, que representa a união. 

Normalmente, elas são feitas de ouro amarelo, às vezes acompanhadas de pedras como diamantes. O ouro simboliza o valor do amor entre os parceiros e sua forma redonda exprime a ideia de uma relação sem começo nem fim. Porém, nem todas as pessoas gostam do tom amarelo das alianças. Para esses casais, existe a opção de uma aliança de ouro branco ou em tom rosado.

Por não ser o tom tradicional, aquele amarelo do ouro comum, muitas pessoas se perguntam se podem casar com aliança de ouro branco. A resposta curta é: sim, você pode! Continue lendo para descobrir o significado do ouro branco.  

O simbolismo de uma aliança  

A aliança é usada desde o Egito antigo e começou a simbolizar a união de um casal na Grécia antiga. Hoje em dia, a aliança representa a união do casal e é uma afirmação pública do amor. Essa joia é usada na mão esquerda e leva, normalmente, o nome do cônjuge.

O uso do ouro na aliança não é apenas pelo seu valor simbólico. A escolha desse metal nobre para as alianças também é justificada por causa de sua alta resistência. Se tiver cuidado, a aliança pode durar décadas sem perder a beleza.

Outro material usado para fazer alianças é a platina, que é mais pesado e duro do que o ouro. Por ser mais resistente a manchas e perda de brilho, seu uso indica proteção mútua. Porém, seu custo é consideravelmente mais alto que as opções de ouro, e, por isso, acaba sendo mais usado em marcos especiais como as Bodas de Prata.

Aliança de ouro branco

É importante notar que o ouro branco, o ouro tradicional e o ouro rosé seguem o mesmo processo de produção. As joias de ouro 18k são feitas com 75% de ouro puro, metal muito maleável. É por esse motivo que são facilmente amassáveis. Elas ainda contam com 25% de metais que darão mais resistência à joia.

No caso do ouro branco, os 75% de ouro puro são misturados com 25% de metais como o paládio, ficando com um tom que se aproxima do cinza amarelado. Para criar o aspecto brilhante e mais próximo do prateado, a joia passa por um processo chamado banho de ródio. O ródio é outro metal precioso, e cobre a cor amarelada do ouro branco, proporcionando à joia o tom brilhante e prateado.

Uma aliança de ouro branco traz os mesmos significados do ouro tradicional, somado com mais proteção graças ao banho de ródio e o uso de metais mais resistentes na liga metálica. Seu uso é mais comum entre casais mais jovens e modernos, que gostam de joias diferentes e irreverentes. Por mais que o ouro amarelo seja o mais tradicional, quem escolhe alianças de ouro branco busca criar suas próprias tradições.

aliança de ouro branco

botão comprar

Alianças de ouro branco e amarelo

Para os casais que desejam algo diferenciado, é possível procurar por alianças bicolores, que usam tanto o ouro branco quanto o amarelo. Esse estilo de joia, comumente, segue um padrão específico: uma aliança de um tipo de ouro com filetes com o outro estilo de ouro, que pode ser decorada com brilhantes.

O contraste entre o tom dourado forte do ouro tradicional com o brilho do ouro branco é muito procurado. Além de todos os simbolismos já existentes em alianças, que tal criar seus próprios significados? Por exemplo, uma aliança bicolor pode significar a união de dois estilos diferentes do mesmo material, que casam em perfeita harmonia.

Escolher alianças não é um processo fácil nem rápido. Afinal, é a escolha de um item importante em nossa cultura e também de uma joia duradoura. Já que o casal normalmente utiliza a aliança na maior parte do dia, é recomendável procurar por opções que combinem com ambos. Além disso, ela deve ser confortável, evitando aborrecimentos futuros.

Independente de qual estilo de aliança for o escolhido, uma coisa é certa: desejamos que seu amor seja tão duradouro quanto a joia. Que brilho nos olhos seja tão intenso quanto aquele de sua aliança!

Todas as alianças disponíveis na nossa loja virtual também são feitas também em ouro branco. É só escolher qual modelo você gosta mais. Confira as opções de alianças da Micheletti Joias clicando aqui.

 

2

1 Comment

Deixe um comentário.