Lapidação: quais são os tipos? | Micheletti Joias

Lapidação: quais são os tipos? | Micheletti Joias

Lapidação: quais são os tipos existentes?

Quando trata-se da palavra lapidação, algumas referências logo vêm à mente. Algumas delas são as pedras como os rubis, as safiras e os diamantes lapidados, que já viraram ícones da cultura ocidental e são símbolos de riqueza e beleza. Afinal, basta ver a silhueta de uma pedra com essa característica que já sabemos se tratar de algo precioso!

Caso você é adepta desse estilo de acessório, conhecer os tipos de lapidação existentes é essencial, principalmente para quem deseja adquirir gemas valiosas. Afinal, aspectos como coloração, brilho e grau de dificuldade da lapidação influenciam nos valores e prestígio das pedras.

Quer saber como funciona o processo de lapidação? Curiosa para conhecer os principais tipos e quais são seus graus de dificuldade? Fique conosco e se surpreenda!

Tipos de lapidação – conheça os principais

Iniciamos este tópico reafirmando que sim, existem tipos diferentes de lapidação em pedras preciosas, assim como formatos e designs que contribuem com o valor e preciosidade de cada gema.

Há algumas formas e contornos principais, desenvolvidos ao longo de séculos pelos lapidadores. São eles:

  • lapidação trillion;
  • lapidação redonda;
  • lapidação oval;
  • lapidação hexagonal;
  • lapidação briolet;
  • lapidação navette;
  • lapidação baguete;
  • lapidação trapézio;
  • lapidação princess;
  • lapidação antique;
  • lapidação gota;
  • lapidação coração;
  • lapidação cushion;
  • lapidação carrê.

Já em relação aos tipos existentes – fatores que definem a raridade das pedras, nós da Micheletti desenvolvemos tópicos essenciais contendo as informações necessárias. Continue a leitura e saiba mais.

Lapidação brilhante

O primeiro tipo de lapidação em nossa lista é o brilhante, o mais tradicional na joalheria mundial. Possivelmente você já têm uma “imagem mental” de uma joia com essa característica, somente pelos aspectos marcantes que elas possuem.

Também conhecida como estilo diamante, essa opção foi inicialmente criada para o trabalho com essas pedras tão conhecidas, mas atualmente se estende também para diversos tipos de gemas.

Lapidação em degraus octogonal

A denominação degraus octogonal é mais conhecida por lapidação esmeralda (emerald cut), por ser muito aplicada nas pedras homônimas, com o característico formato que remete ao círculo.

Como o nome já adianta, este design é criado usando níveis diferentes de altura nos talhes da pedra. O visual é marcante e valoriza as pedras, podendo também ser utilizada em outras gemas, inclusive em diamantes.

Lapidação lisa

Existem 2 formatos de estilo liso utilizados por lapidários ao longo da história da humanidade. Venha com a Micheletti conhecê-los:

Modelo cabochon

O talhe liso cabochon valoriza as colorações e efeitos presentes nas pedras brutas. Considerado por muitos designers um recurso simples, é também reconhecido pelos resultados sóbrios em deltas e lágrimas.

Mas afinal de contas, como reconhecer um trabalho em lapidação cabochon? Os contornos nesta forma são marcantes, com parte superior arredondada, enquanto a inferior é lapidada plana.

Modelo plano

Já as joias em lapidação lisa plana são reconhecíveis pela ausência de facetas. Desta forma, elas refletem luminosidade no interior das gemas, criando um efeito translúcido que valoriza as peças.

Pedras como quartzos e jaspe costumam receber técnicas de estilo plano, sendo utilizadas no talhe para brincos, anéis e gargantilhas. Existem também peças que recebem métodos mistos, sobre os quais ainda vamos comentar por aqui!

Lapidação mista

Como o nome introduz, o tipo misto oferece às pedras preciosas diferentes tratamentos: o talhe degrau e o brilhante. Desta forma, a parte superior ou coroa recebe trabalho em brilhante, e a parte inferior (ou pavilhão das peças), ganha lapidação degrau, com possibilidade de inversão destas ordens.

Modelo ceilão

Estes talhes mistos recebem a parte superior em lapidação diamante, enquanto o pavilhão é lapidado em degraus. Frequentemente encontradas em safiras e rubis.

Passo a passo: talhe de pedras preciosas

O processo que profissionais lapidários desenvolvem não é algo novo na história da humanidade. Pelo contrário, nos mais antigos registros já encontramos trabalhos de lapidação em joias. Entenda na sequência o passo a passo básico desta arte em pedras preciosas:

Passo 1: eleja uma pedra em estado bruto, sem cortes. O tamanho, a coloração, a dureza e especialmente o formato da pedra bruta são os fatores que vão apontar o melhor tipo de lapidação em cada caso; afinal, a lapidação é feita para realçar a beleza original da gema!

Passo 2: na sequência, escolha o ângulo e corte necessários para o processo de lapidação escolhido. Na maior parte das vezes, os cortes são planejados de forma a aproveitar o material ao máximo.

Passo 3: utilize equipamentos específicos para lapidação. Primeiro é necessário retirar os excessos maiores de maneira mais bruta. À medida que o formato se aproxima do desejado, os movimentos devem ficar mais precisos.

Passo 4: realize o polimento correto da pedra lapidada. Esse processo é aparentemente simples, mas exige atenção.

Gostou de conhecer mais sobre lapidações em pedras preciosas? Recomendamos ainda que a escolha de joias seja sempre minuciosa, prezando por especialistas e lojas confiáveis.

Se quiser ler mais sobre o mundo fascinante das joias e pedras raras, que tal conferir nosso post sobre o significado das pedras preciosas? A gente te vê por lá!

11

Nenhum Comentário

Deixe um comentário.