Pedras preciosas: nomes, características e significados
Hoje, nós iniciamos o blog post com uma pergunta: você é um verdadeiro apreciador de pedras preciosas? Se a resposta é positiva, então com certeza deseja conhecer mais sobre joias ornamentadas com cristais e gemas, símbolos de beleza, afeto e poder ao longo da história.
Por esse motivo, nós da Micheletti apresentamos logo abaixo, informações preciosas sobre esse tema que há milênios brilha os olhos de consumidores em todo o mundo.
Siga conosco nesta interessante leitura!
O que são gemas de pedras preciosas e cristais?
As gemas de pedras preciosas, há séculos são estudadas pela humanidade ao longo do tempo. Essa denominação, por sua vez, é um dos marcos importantes para a definição das joias, assim como do valor que elas possuem.
Os cristais também são estruturas relatadas em civilizações antigas, em registros em ruínas e estruturas arqueológicas egípcias e chinesas.
A história e o significado das pedras preciosas e cristais ultrapassa barreiras e influencia gerações. Cada ornamento pode ter seu próprio valor agregado, suas particularidades e significados.
Para se chegar ao valor das gemas, muitas especificidades técnicas são levadas em consideração, como:
- composição química;
- simetria;
- forma e combinações das formas;
- grupos, espécies e variedades.
Existem ainda outras maneiras de classificar as pedras preciosas, siga conosco na leitura e desvende os mistérios desse tema aqui com a Micheletti.
Quais as gemas existentes?
Pedras preciosas possuem gemas que conquistam pela beleza, valores e formatos, principalmente quando são apresentadas em brincos com pedras e demais adornos que oferecem para homens e mulheres requinte especial.
No Brasil, por exemplo, são produzidos mais de 80 diferentes tipos de gemas, que variam em origem, coloração e detalhes que falaremos logo na sequência. Confira com a Micheletti detalhes preciosos!
Rubi
O rubi é uma das gemas mais raras, caras e desejadas na História da Humanidade. Sua energia fascina e a coloração arrebata corações. Esta pedra preciosa é muito relacionada ao amor sedutor, a proteção e ao sucesso, agradando homens e mulheres.
De toda forma, o significado das pedras preciosas vai muito além da proteção. As gemas de rubi, por exemplo, são conhecidas por alimentar os impulsos de liderança, coragem e entusiasmo.
Essa pedra preciosa é conhecida ainda por equilibrar o espírito e trazer confiança e vitalidade, sendo um perfeito adorno a brincos, anéis, colares e pingentes.
Safira
A safira, com seu tom azul profundo, é uma pedra preciosa que transmite um estado de paz e serenidade instantânea. Esta gema é considerada por quem a utiliza, a guardiã do amor eterno, promotora da fidelidade e sinônimo da realeza.
Ela também é indicada à sensitividade, à meditação e à cura. Frequentemente os brincos e anéis adornados com safiras são usados para combater a depressão e o estresse em fases mais intensas.
Esmeralda
A esmeralda é uma pedra preciosa que possui a sua imagem relacionada a sofisticação, ao poder e a beleza. Apreciada como gema, com valor medido por quilates, é uma das pedras de maior valor agregado do mundo.
Seus atributos receberam destaque ao longo do tempo como agente de equilíbrio universal, a gema figura como ícone do amor incondicional, sendo personificada como a pedra dos viajantes por seu efeito protetor.
Portanto, joias e amuletos incrustados com esmeraldas são peças significativas para homens e mulheres amantes da estrada.
A beleza e fascinação que esses elementos preciosos oferecem são explicados de acordo com a simbologia a eles agregados. Ficou curioso para sobre outras pedras preciosas? Então venha conhecer um pouco mais sobre joias que inspiram paixões!
Diamante
O diamante é uma pedra preciosa que há milênios fascina a humanidade, sendo datados registros A.C em que já eram descritas as formas e aspectos físicos destas gemas.
Composto por átomos de carbono, em alta condensação, o diamante é a joia mais resistente conhecida, caracterizado pelo seu brilho e propriedades de decomposição da luz branca nas colorações:
- vermelho;
- alaranjado;
- amarelo;
- verde;
- azul;
- anil;
- violeta.
Agora, temos mais uma pergunta para você: estas cores lhe lembram algum fenômeno na natureza? Pois bem, o diamante possui as propriedades refratárias de decompor luz branca nas cores do arco-íris.
Apaixonante, não é mesmo?
Turmalina
A turmalina é uma pedra preciosa com cores que a difere de outras gemas, seja por possuir colorações variáveis ou mesmo por ser uma opção de destaque em proteção, por homens e mulheres apaixonados pelo lado místico destas peças.
Uma curiosidade sobre turmalinas é que elas constituem um grupo, e não apenas uma espécie de pedras preciosas, totalizando mais de 10 espécies em variedade de gemas desde as mais opacas até mesmo incolor e transparente, de um brilho vítreo.
Granada
A pedra preciosa granada é uma das escolhas preferidas dos românticos e aqueles que desejam proteção a longo prazo, sendo encontrada, assim como o diamante, há milênios em registros na História da Humanidade.
A coloração destas gemas é uma das suas características impressionantes, contando com tons vermelhos que estimulam pessoas que buscam novas relações ou estreitar laços já existentes.
Encontrando no Latim versões que apontam para o nome “pedra iluminadora”, a granada estimula relações amorosas, sucesso comparativo, saúde renovada e coração fortalecido.
Qual o poder e significado das pedras preciosas?
As gemas, matérias naturais inorgânicas frequentemente usadas na ornamentação de joias como anéis e amuletos, são repletas de simbologia, valores e variedade, e seu uso confere graça e harmonia às peças, aumentando ainda mais seu valor agregado.
E esse valor vai além daquilo que é material, alcançando também as emoções e a psicologia humana com seus significados simbólicos!
Aliás, culturalmente, cristais e pedras preciosas são usados há milênios como símbolos de cura, poder e status. As culturas romana, egípcia, chinesa, grega, japonesa e indiana têm vários símbolos dessa representação, com gemas que representam a vida, a saúde e a proteção.
Agora que você já conhece um pouco do conceito simbólico atribuído a elas, vai ser bem mais fácil escolher sua próxima joia e interpretar seus presentes! Afinal, as pedras preciosas são sinônimo de proteção e de apreço, significados referenciados em anéis, colares e brincos.
Gostou deste conteúdo preparado especialmente para você? A Micheletti dedica-se na preparação de posts informativos e repletos daquilo que você procura! Acompanhe o nosso blog e conheça muito mais informações que te ajudarão identificar as melhores joias no mercado.
Até a próxima!
12
Nenhum Comentário