Guia de joias religiosas: Medalha de São José

Guia de joias religiosas: Medalha de São José

O cristianismo e a Bíblia nos trazem uma gama de personagens que simbolizam fé, tradição e a promessa do Espírito Santo. Entre as figuras de maior destaque da história da religião, temos São José, um dos santos da igreja mais adorados e venerados do mundo; conhecido como padroeiro dos trabalhadores e protetor da família.

De origem humilde, José é retratado como um homem justo, que levou sua vida honrando a família e a força do trabalho honesto como carpinteiro. Ele foi esposo de Maria e esteve presente no nascimento do menino Jesus, se tornando uma figura paterna para o nazareno em sua primeira infância.

Celebração a São José

A devoção a São José é antiga, tendo sido inserido no calendário litúrgico Romano em 1479. Seu nome é celebrado no dia 19 de março.

No ano de 1870, São José foi declarado oficialmente como o Patrono Universal da Igreja pelo Papa Pio IX. Em 1889, o Papa Leão XIII, em um de seus documentos, exaltou as virtudes de São José.

No cinquentenário da proclamação, do Papa Pio IX, o Papa Bento XV declarou São José como o patrono da justiça social. Ressaltando a grande qualidade e poder de intercessão de São José como “trabalhador”.

Medalha de São José

A medalha de São José é rica em simbolismos e um objeto de expressão da fé naquele que foi o pai terreno de Jesus Cristo e protetor da Sagrada Família. Tê-la como adorno é exteriorizar o amor e respeito pelo sacrifício e abnegação de São José.medalha-sao-jose-ouro-joia-18k-micheletti

botão comprar

Na medalha de São José podemos verificar a imagem do menino Jesus em seu colo, símbolo da paternidade e da proteção. Esta medalha pode ser utilizada como pingente de colares e pulseiras por homens e mulheres devotos do santo.

são josé

Eu quero

O significado do nome José

O nome José tem origem no nome hebraico, Yosef, que significa “Ele acrescentará”, referindo-se a Deus. Este nome foi comum entre os judeus na idade média, mas pouco frequente entre os cristãos.

José é também o nome de ao menos três importantes personagens bíblicos: José do Egito, décimo filho de Jacó e Raquel; José de Nazaré, pai de Jesus e esposo de Maria, e José de Arimateia, discípulo de Jesus.

Oração a São José

A vós São José, recorremos na nossa tribulação,
e depois de ter implorado o auxílio da vossa Santíssima Esposa,
cheios de confiança, solicitamos o vosso patrocínio.

Por esse laço sagrado de caridade
que vos uniu à Virgem Imaculada Mãe de Deus,
e pelo amor paternal que tivestes para com o Menino Jesus,
ardentemente suplicamos que lanceis um olhar benigno
à herança que Jesus Cristo conquistou
com o seu Sangue, e nos assistais,
nas nossas necessidades,
com o vosso auxílio e poder.

Protegei, oh!
guarda providente da Divina Família,
a raça escolhida de Jesus Cristo;

Afastai para longe de nós, oh!
Pai amantíssimo, a peste do erro e do vício;
assisti-nos do alto do céu, oh!
nosso fortíssimo sustentáculo,
na luta contra o poder das trevas;

E, assim como outrora salvastes da morte a vida ameaçada,
do Menino Jesus assim também defendei agora
a Santa Igreja de Deus
contra as ciladas dos seus inimigos
e contra toda a adversidade.

Amparai a cada um de nós,
com vosso constante patrocínio,
a fim de que a vosso exemplo
e sustentados com o vosso auxílio,
possamos viver virtuosamente,
piedosamente morrer,
e obter no Céu a eterna bem-aventurança.
Amém!

De acordo com a bíblia, a simplicidade e a fidelidade de São José fizeram-no protetor escolhido para Maria e para o próprio Jesus, bem como para todos nós. Então, se você nutre por esse santo uma devoção especial, aproveite para externar essa estima com uma delicada medalha. Você pode também personalizar pulseiras e anéis com a imagem de São José.

Acompanhe em nosso blog a série de joias religiosas com a história e a oração de vários personagens bíblicos. Clique no banner e confira as joias religiosas da Micheletti.

joias religiosas

0

Nenhum Comentário

Deixe um comentário.