Guia de joias religiosas: Divino Espírito Santo

Guia de joias religiosas: Divino Espírito Santo

O Divino Espírito Santo é a fonte do amor, da plenitude e dos dons espirituais, sendo conhecido como uma das três pessoas da Santíssima Trindade, representada por Deus Pai, Filho e Espírito Santo.
Acredita-se que o Divino Espírito Santo seja uma “presença” que traz a promessa de renascimento, dons e graças. Continue a leitura e saiba mais sobre o simbolismo que envolve o Divino, as tradicionais festas e as joias que o reverenciam!

Símbolos do Divino Espírito Santo

O Divino Espírito Santo é frequentemente referenciado através de metáforas ou símbolos. É comum vê-lo simbolizado pela imagem da pomba branca, que remete à paz e à pureza. A pomba representa também a luz e amor de Deus, que protege de todo mal e guia o caminho de seus filhos.

Os cristãos acreditam que os dons do Divino consistem de características virtuosas, fomentadas pela ação do Espírito Santo. Quem deseja demonstrar sua fé e religiosidade através de joias religiosas, pode se encantar também com esta peça com pingentes vazados de Anjo, Espírito Santo e Cruz pendente com zircônias.

Os Sete Dons do Espírito Santo são os valores centrais desta devoção. São associados à esperança da chegada de um novo mundo, mais justo e sábio. A história da igreja, e a própria Bíblia, estão repletas de exemplos de experiência religiosa que refletem esses preceitos. A Bíblia apresenta o Espírito Santo como detentor de pensamentos, sentimentos e consciência. Tendo a disposição de ensinar, ouvir, julgar, interceder e revelar-se.

Festa do Divino Espírito Santo

A Festa do Senhor Divino Espírito Santo é um evento religioso e folclórico. Realizada no período do tempo pascal, 50 dias após a Páscoa nos dias que precedem a Solenidade de Pentecostes, a festa litúrgica da Igreja Católica Apostólica Romana que celebra a vinda do Espírito Santo a terra.

Esta celebração começou a ser realizada em Portugal, no início do século XIV, quando eram oferecidos banquetes e distribuição de esmolas aos pobres. No Brasil, os festejos surgiram nos tempos coloniais, no reinado de Dom João VI.

Hoje em dia são realizadas Festas do Divino Espírito Santo em todo território brasileiro. Cada qual incluiu em suas cerimônias as particularidades culturais e regionais, mantendo em comum elementos como a pomba branca, a santa coroa, a coroação de imperadores, a escolha dos festeiros e a distribuição de esmolas.

A tradição rege que durante os nove dias da celebração, os festeiros se reúnam para realização da Novena do Divino Espírito Santo. Além disso, eles devem percorrer casas e comércios, levando a Bandeira do Senhor Divino, a benção e o pão aos fiéis, em uma das mais expressivas manifestações religiosas do país.

Oração do Divino Espírito Santo

“Vinde, Espírito Santo!
Enchei os corações dos Vossos fiéis e acendei neles o fogo do Vosso amor.
Enviai o Vosso Espírito, e tudo será criado.
E renovareis a face da Terra.
Deus, que instruístes os corações dos Vossos fiéis com a luz do Espírito Santo,
fazei que apreciemos retamente.
Todas as coisas segundo o mesmo Espírito e gozemos sempre da Sua consolação.
Por Cristo, Senhor Nosso.
Amém.”

Gostou do conteúdo? Aproveite e leia também nosso post sobre São Bento e descubra as principais curiosidades sobre o santo. Acompanhe a nossa série guia de joias e religiosas!

 

5

Nenhum Comentário

Deixe um comentário.