Alianças – Uma história de amor

Alianças – Uma história de amor

Do latim alligare, o significado original da palavra aliança era “compor, ligar-se a”. No português medieval, a palavra ganhou o sentido de comprometimento mútuo, e, já no século XIII a palavra aliança passou a representar também o laço matrimonial que uniria duas famílias. Hoje, mais do que formalizar uma união, alianças simbolizam a celebração do amor, do romantismo e do compromisso.

Mas a tradição do uso das alianças pode ser ainda mais antiga. Há registros de que egípcios e hindus já faziam uso de anéis para marcar a união entre pessoas, cerca de 3.000 a.C. A circularidade do anel significava o infinito, o laço eterno de amor que uniria o casal.

Na Grécia, o uso de alianças matrimoniais foi introduzido por Alexandre, o Grande. Os gregos usavam a joia no terceiro dedo da mão esquerda, onde, supostamente, passaria uma veia que chegava ao coração. As alianças, então, eram confeccionadas em ferro imantado, o que garantiria que os corações dos noivos permanecessem para sempre conectados, mantendo a atração. Daí veio a tradição de usar-se a aliança de casamento na mão esquerda.

gravacao-alianca-letra-cursiva-274x300 As alianças de casamento são as mais comuns. Tradicionalmente são confeccionadas em ouro, e recebem uma gravação na parte interior com os nomes do marido e da esposa, e ainda a data do casamento. Alguns casais preferem gravar o nome dos dois em ambas as peças.

O anel também possui um significado mágico porque a ele são atribuídos poderes supostamente mágicos. O anel seria um artefato protetor de algo ou de alguém responsável por guardar um tesouro precioso, que, no caso da aliança de compromisso, simbolizaria o respeito e o valor dado à relação e à pessoa amada.

O importante não é “aliança” (o anel) e sim a “ALIANÇA” (o seu significado).

Fazer uma  ALIANÇA é fazer um compromisso! A aliança entre Deus e duas pessoas que se unem pelos laços matrimoniais, vai muito além de um simples anel e um contrato de casamento; a ALIANÇA é um compromisso ilimitado que o casal assume diante de Deus e dos homens como confissão de amor eterno.

“De modo que já não são mais dois, porém uma só carne.
Portanto, o que Deus ajuntou não separe o homem.” (Mt.19:6)

Quem faz aliança torna-se aliado. Um aliado é um companheiro, um amigo, um parceiro… alguém que joga no mesmo time… que defende as mesmas causas. É por isso que o Matrimônio exige a ALIANÇA. O anel no dedo é apenas o sinal visível da aliança existente entre duas pessoas que escolheram-se para serem um.

Aliança envolve obediência, submissão e principalmente fidelidade!

Não existe aliança sem fidelidade. Fidelidade é uma das marcas de quem possui caráter. E quando dizemos obediência e submissão, não significa que um será submisso ao outro, ou que deverá obedecer ao seu cônjuge! E sim, submissão e obediência aos compromissos que uma ALIANÇA traz consigo…

AMAR – HONRAR – CUIDAR – RESPEITAR, incondicionalmente, na ALEGRIA ou na TRISTEZA, na SAÚDE ou DOENÇA, na RIQUEZA ou na  POBREZA…

1

Nenhum Comentário

Deixe um comentário.