Guia de joias religiosas: Nossa Senhora de Lourdes

Guia de joias religiosas: Nossa Senhora de Lourdes

O Dia de Nossa Senhora de Lourdes é celebrado anualmente em 11 de fevereiro. Segundo o relato da Igreja Católica, esse foi o dia de sua primeira aparição no ano de 1858, na cidade de Lourdes, na França.

A história dessa aparição envolve a jovem Marie Bernadette, uma jovem camponesa de 14 anos que teria avistado uma senhora dentro da gruta Massabielle. A mulher vestia branco e revelou-se como Nossa Senhora da Imaculada Conceição.

As aparições aconteceram entre os dias 11 de fevereiro e 16 de junho de 1858, período em que a santa haveria pedido à moça a construção, na gruta, de uma capela para oração. De acordo com relatos históricos, a própria Bernadette começou a cavar com as próprias mãos o chão. No local, irrompeu uma nascente de água, tida como milagrosa.
Hoje, a água desta fonte é recolhida em reservatórios que alimentam 17 piscinas e nove fontes, onde se pode tomar banho e beber a água.

Os milagres de Nossa Senhora

O local tornou-se referência para curas milagrosas e também motivo de muitas discussões. Pessoas de todo o mundo passaram a visitar o lugar em busca de auxílio.

Estatísticas da Igreja apontam que o santuário recebeu mais de 300 milhões de peregrinos desde 1848. Destes, estima-se que 20 milhões fizeram a viagem ao local enquanto estavam doentes.

Em 2005 e em 2007 o local foi tema de Congressos de Medicina, que reuniram 300 médicos franceses. Até 2017, haviam sido abertos 7.200 processos, em que se alegavam curas inexplicáveis. Porém, apenas 67 casos foram proclamados oficialmente como milagres pela Igreja Católica.

Peregrinação

Muitas vezes, tais aparições, ou mesmo visões, suscitam o movimento de peregrinos ao local. O que torna esses locais centros de graça e verdadeiros santuários. A cidade de Lourdes, localizada nos altos Pirineus, na França, recebe anualmente cerca de seis milhões de peregrinos do mundo inteiro. A cidade vive do turismo e da peregrinação.

A região de Lourdes já mantinha a tradição em receber a visita de peregrinos. Quando Bernadette viu a Imaculada Conceição em 1858, Nossa Senhora de Garaison, a 75 quilômetros de Lourdes, já era um centro mariano desde 1515, quando a Virgem Maria apareceu para Anglèse de Sagazan, uma pequena pastora de 12 anos.

No ano de 1876 foi edificada a Basílica de Lourdes no local em que Maria havia aparecido. Hoje, este Santuário está em uma área com várias Igrejas e outras instituições construídas em torno da gruta.

Além do Santuário, é possível visitar em Lourdes outros pontos de peregrinação ligados à vida de Bernadette. O “calabouço”, onde ela morava com a família, a “Pia Batismal”, onde Bernadette foi batizada, e o “Hospício Santa Bernadette”, onde ela fez a Primeira Comunhão e foi educada pelas Irmãs da Caridade de Nevers.

Nossa Senhora de Lourdes no Brasil

A devoção a Nossa Senhora de Lourdes é muito popular no Brasil. Até metade do século XX era difícil encontrar uma igreja ou convento em que não houvesse uma gruta de Nossa Senhora de Lourdes.

Entre as mais conhecidas do país, está a Gruta de Nossa Senhora de Lourdes de Angelina, em Santa Catarina, construída em 1902 por Frei Zeno Walbroehl, padre franciscano nascido na Alemanha, que veio ao Brasil como missionário.

Oração a Nossa Senhora de Lourdes

Ó Virgem Puríssima,
Nossa Senhora de Lourdes,
que vos dignastes aparecer a Bernadette,
no lugar solitário de uma gruta,
para nos lembrar que é no sossego
e recolhimento que Deus nos fala,
e nós falamos com Ele.

Ajudai-nos a encontrar o sossego e a paz da alma,
que nos ajudam a conservar-nos sempre unidos em Deus.
Nossa Senhora da gruta,
dai-me a graça que vos peço
e tanto preciso, (pedir a graça).
Nossa Senhora de Lourdes,
por nós.
Amém.

Joias religiosas

Muitas pessoas gostam de manter consigo objetos que evoquem a sua fé. Para essas pessoas, a Micheletti Joias desenvolveu uma linha de joias religiosas. Se você é devoto de Nossa Senhora de Lourdes, solicite-nos o desenvolvimento de uma joia personalizada com a imagem da Santa. Conheça também outras joias religiosas disponíveis em nossa loja e se encante com a delicadeza das peças que homenageiam a sua fé.

medalhas-santas-santo-ouro-micheletti-joias

Eu quero

0

Nenhum Comentário

Deixe um comentário.